Calandra é o parceiro tecnológico do Portal Meu Município

A Calandra foi contratada como executora do projeto tecnológico do portal MEU MUNICÍPIO localizado em http://www.meumunicipio.org.br.

O Meu Muncipio é um portal aberto e gratuito que disponibiliza, de forma simples e amigável, os principais dados de execução orçamentária dos municípios brasileiros consolidados pela Secretaria do Tesouro Nacional e os dados do Censo IBGE. O portal busca facilitar o acesso e uso dessas informações para dar transparência e contribuir com a melhoria da gestão pública.

A Calandra foi responsável pela desenvolvimento tecnológico do projeto, tendo utiilizado a sua  ferramenta de Business Intellgence na Internet para analisar e disponibilizar informações de forma ágil e intuitiva. As correlações e agrupamentos de municipios com caracteristicas semelhantes foi feito pela equipe da Data Science da Calandra Soluções que contribui para a concepção e elaboração do projeto.

No Portal pode-se  acessar os valores das contas de receitas e despesas e indicadores gerenciais dos municipios Brasileiro e tem se a  oportunidade de compará-los . Além disso, este site oferece de forma rápida o resultado de algumas análises importantes e bastante usadas na administração pública.

Veja um video sobre o projeto  em https://www.youtube.com/watch?v=uBZdyTtdJws

Metodologia utilizada

O Portal foi desenvolvido com o objetivo de permitir comparações entre municípios. Para isso eles foram agrupados de acordo com a proximidade de variáveis que influenciam diretamente o resultado estudado. O principal conceito é que municípios com características semelhantes podem possuir resultados parecidos na arrecadação de tributos, o que de uma certa forma estimula os gestores públicos a buscarem as melhores práticas brasileiras. Todas as informações apresentados neste portal foram extraídas no Ministério da Fazenda – Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do IBGE. Caso não encontre dados de sua cidade neste portal é porque provavelmente o seu município não possua dados no ano analisados nas fontes do STN e do IBGE.

Abaixo segue uma explicação de como foram formados os grupos de comparação de Receita, despesa e sobre os indicadores gerenciais apresentados neste portal.

Comparações de Receitas:
Cada imposto varia de acordo com um conjunto de condições (ex. número de domicílios para IPTU e número de automóveis para IPVA). Desta forma identificamos os municípios que são mais próximos de acordo com um conjunto de variáveis específicas para cada imposto. O conjunto de variáveis foi escolhido a partir de sua influência potencial na arrecadação além da sua disponibilidade.

Os municípios estão dispostos no portal por ordem de proximidade. Cuidado ao analisar municípios com características únicas no Brasil. São Paulo, por exemplo, possui um conjunto de características (população, PIB etc.) o que dificulta a comparação com outros municípios brasileiros. No entanto, o sistema do Portal identifica os 10 municípios mais próximos e que, neste caso, podem não ser efetivamente comparáveis. Para fazer esta análise, avalie a diferença entre os valores das variáveis entre o seu município e do grupo de comparação.

Comparações de Despesas:
Diferente das receitas, o objetivo aqui é avaliar o padrão das despesas viso que o valor efetivamente gasto depende diretamente do valor disponível para gastar. Os municípios foram agrupados de acordo com o conjunto de características que deveriam influenciar o padrão do gasto. Por exemplo, municípios com um número maior de crianças deverá ter despesas grandes em educação enquanto que municípios com maior número de pessoas idosas provavelmente terão maiores gastos com saúde. Assim como nas receitas as variáveis foram escolhidas de acordo com sua disponibilidade em abrangência nacional.

Os Indicadores Gerenciais
Os indicadores fazem parte do dia a dia da administração de um município e revelam a situação de algumas importantes analises para o gestor público de uma cidade. No Portal elaboramos conjunto de indicadores que irão auxiliar os gestores na sua análise diária a respeito da saúde financeira do seu município.

 

 

nmd runnner nmd runnner black nmd runnner white nmd runnner grey nmd runnner gs ultra boost ultra boost black ultra boost white ultra boost grey ultra boost gs ultra boost uncaged ultra boost uncaged black ultra boost uncaged white ultra boost uncaged grey ultra boost uncaged gs yeezy boost 350 yeezy boost 350 black yeezy boost 350 white yeezy boost 350 grey yeezy boost 350 gs yeezy boost 350 v2 yeezy boost 350 v2 black yeezy boost 350 v2 white yeezy boost 350 v2 grey yeezy boost 350 v2 gs yeezy boost 750 yeezy boost 750 black yeezy boost 750 white yeezy boost 750 grey yeezy boost 750 gs